Mídia Paga: Reduza o CAC e conheça as tendências para 2023!

Publicado: 27 de outubro, 2022


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon

Mídia Paga: O que é?

A Mídia Paga é uma estratégia de marketing utilizada por empresas para aumentar o público através da compra de publicidade. O principal objetivo desta estratégia é aumentar as conversões, vendas e quantidade de tráfego através de cliques, e por consequência gerar uma receita maior para instituição.

Dessa maneira, esse recurso é extremamente relevante, pois traz o reconhecimento da marca, além de promover o produto e serviços oferecidos pela empresa, direcionado para o público-alvo de maneira eficiente e específica.

Essa estratégia, abrange diversas formas de investimento para atingir o aumento de conversões, tráfego e vendas. Sendo alguns exemplo como, anúncios gráficos, em redes sociais, anúncios em pop-ups e diversos outros.

Para melhor entendimento, separados os 3 principais canais que recebem maior investimento de Mídia Paga conforme a organização americana de negócios de publicidade IAB, confira a seguir.

3 grandes canais de Midia Paga

Segundo o estudo desenvolvido pelo IAB, os 3 grandes canais que concentram as verbas totais de Mídia Paga são, Midia Sociais (52% das verbas), aplicativos de busca (29%) e Publishers e Verticais (18%).

Fonte: https://iabbrasil.com.br

Redes Sociais

As Redes Sociais são a mais popular de todas as opções de Mídia Paga, e por consequência, são as que mais recebem investimentos para publicação de anúncios direcionados aos seus usuários.

Um dos principais fatores desse sucesso, além do grande fluxo de pessoas, é a possibilidade de personalizar o público alvo de interesse através da localização geográfica, idade, interesses, dados demográficos e muito mais.

As mídias sociais que as pessoas mais consomem horas mensalmente são:

  1. YouTube (23,7 h/mês)
  2. Facebook (19,6 h/mês)
  3. TikTok (19,6 h/mês)
  4. WhatsApp (18,6 h/mês)
  5. Instagram (11,2 h/mês)
Fonte: https://wearesocial.com

Plataformas de Busca

Os mecanismos de buscas como o Google, Yahoo, Bing, permitem a criação de anúncios pagos que irão atingir o público-alvo conforme as palavras-chave que a pessoa estiver pesquisando, atingindo o usuário no exato momento em que ele está buscando um produto ou serviço específico.

Para esse canal, existem duas maneiras de investir em publicidade, que são, o custo-por-clique (CPC) e o custo por mil impressões (CPM).

O CPC fazem parte dos anúncios exibidos nos sites de buscas que aparecem em um posicionamento melhor que as páginas orgânicas, e como o próprio nome diz, o anunciante será cobrado apenas quando o usuário clicar para acessar a página.

No caso do anúncios por CPM, são publicidades exibidas aos usuários sem necessitar de uma interação prévia. Um exemplo, são os pop-ups, que aparecem no navegador automaticamente ao navegar. Cada exibição é considerada uma Impressão, e para cada mil impressões do anúncio a agência de publicidade é cobrada, independente se o usuário interagir ou não.

Publishers e Verticais

Esse tipo de estratégia, ligada  ao marketing vertical, tem como propósito atingir  públicos específicos que mais interessam a empresa, e algumas estratégias utilizadas para esse canal são blogs otimizados com conteúdos ligados aos segmentos que a empresa deseja atingir, disponibilizar cases de sucesso, provando a solução que a empresa forneceu, testemunho de clientes que agregam a validação do serviço prestado, entre outros.

Tendência do Mercado de Mídia Paga

Segundo relatório divulgado pelo Google Ads Benchmark Report e dados da Cenário Capital, o CPC pago pelo Google Ads, Facebook Ads, disparos de SMS e dentre outras mídias, vem sofrendo uma alta generalizada, que aumentou o valor médio das Ads Keywords em 43% no primeiro quarto de 2022.

Fonte: Https://www.karooya.com/

Além disso, também foi constatado, conforme relatório da IAB Brasil, que o investimento em Mídia Paga realizado pelas empresas estão em constante crescimento desde 2020.

Fonte: https://iabbrasil.com.br/

Portanto, todos esses fatores, somados ao aumento da cotação do Dólar Americano, podem impactar negativamente as campanhas de Mídia Paga, aumentando o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e prejudicando a saúde financeira das empresas que investem nessa estratégia.

Fonte: https://br.tradingview.com

Com base nas dificuldades ocasionadas pelo aumento do CPC nas principais plataformas de Mídia Paga, a alta do Dólar Americano e consequente aumento do CAC, Alexandre Carvalho Rezende, CEO e co-fundador da Cenário Capital, declara que, embora esses 3 grandes canais sejam essenciais para o Plano de Mídia Paga e que o investimento nessa área deva continuar, sua projeção para 2023 é o contínuo aumento do Custo de Aquisição de Clientes, que continuará inviabilizando o retorno financeiro para os mais diversos segmentos e tamanhos de empresas, em especial no segmento de fintechs, finanças e bancos.

Ele menciona ainda que é o investimento em empresas especializadas em Criação, content, social, mídia, BI, planejamento, desenvolvimento e uma visão geral de marketing de performance, que utilizam ciências de dados, estudo de mercado e canais alternativos, como, e-mail marketing, SMS marketing, inbound marketing, remarketing, trafego orgânico e outros, conhecidas mais recentemente como “Madtechs”, que tem como a finalidade de entregar leads e tráfego qualificados, irão aumentar as vendas de produtos e serviços, serão responsáveis pela diminuição o CAC e consequentemente favorecer as empresas que realizarem esse tipo de investimento.

Fonte: Cenário Capital

Além disso, é citado pelo CEO, que a Cenário Capital (Madtech), tem um grande potencial de diminuir o CAC, pois, possuem experiencia de mais de 12 no mercado, utilizam a automação de mídia e desenvolvem campanhas inteligentes, fundamentais para otimizar os investimentos nessas estratégias. Ele ainda ressalta, que pessoas capacitadas são necessárias para desenvolver essas campanhas e monitorar as mídias automatizadas, realizando ajustes, otimizando os resultados e por consequência trazendo eficiência aos investimentos realizados.

Conclusão

A Mídia Paga, atualmente é uma das estratégias de marketing digital mais importantes, e está em constante crescimento na última década. Entretanto, após a pandemia, e devido aos fatores citados anteriormente, seu custo também aumentou, levando a necessidade das empresas desenvolverem estratégias e otimizarem suas campanhas para continuar atingindo o público pretendido sem um custo elevado.

fechar
Não entramos em contato para confirmar seus dados ou pedir depósitos bancários.
ver
Cenário Capital é uma marca registrada | R. Dr. Emilío Ribas, 174 - Conceiçao, Campinas - SP, CEP 13.025-142